Viagem a Marte: você teria coragem de ir? Mas é passagem só de ida!

Uma viagem a marte, mas sem retorno.

A ficção errou! Os marcianos não nos atacaram, nós é que vamos ocupar o planeta deles.

Paul Davies é físico, escritor e divulgador de ciência, conhecido internacionalmente e ganhador de diversos prêmios graças a seu trabalho de divulgação científica. Escreveu dezenas de livros e agora junto com Dirk Schulze- Makuch, da Universidade de Washington,  publicou um artigo na revista científica Journal of Cosmology, chamado To Boldly Go: A One-Way Human Mission to Mars – Para Audaciosamente ir: Uma Missão Humana sem Retorno a Marte, em tradução livre.

A ideia deles é enviar uma missão tripulada a Marte, mas sem retorno. Com isso dois objetivos seriam atingidos: Reduzir drasticamente os gastos e assim tornar viável uma missão ao planeta vermelho,  em um tempo não muito distante, e começar a colonização humana extraterrestre.

Marte - O planeta vermelho

As viagens espaciais são extremamente caras, e quando tripuladas os custos sobem exponencialmente, para garantir a sobrevivência dos astronautas.

Se uma ida até a Lua, já não é nada tão simples, ir à Marte é muito mais complicado. Enquanto a viagem a Lua demora em torno de 3 a 4 dias. A ida até Marte leva 6 meses, com a tecnologia atual. E o pior, a volta pode demorar um ano e meio. Isso porque não podemos esquecer que os planetas se movem em torno do Sol. Por isso o lançamento de ida deve acontecer quando os dois planetas estão bem próximos. Essa nova proximidade só voltará a ocorrer um depois.

Davies, Schulze- Makuch  imaginam que se a viagem for só de ida, os gastos seriam extremamente reduzidos, pois a nave não precisaria de tanto combustível e suprimentos. A ideia deles é mandar duas espaçonaves com dois tripulantes em cada uma. Outras naves não tripuladas seriam lançadas de tempos em tempos enviando suprimento. Enquanto os colonizadores começariam a criar as condições adequadas à sobrevivência humana no planeta vermelho.

A colonização extraterrestre não é fruto de um desejo maluco e excêntrico, muito pelo contrário. Apesar de ainda termos bastante espaço aqui na Terra, não podemos deixar de perceber que a ocupação humana acaba  trazendo impactos ambientais que se voltam contra nós mesmos. Há um motivo ainda mais importante: A continuidade da raça humana.

Extinção em massa não é apenas roteiro de filme de Hollywood. O grande paleontólogo e  divulgador de ciência Stephen Jay Gould nos conta em seu livro: O sorriso do flamingo – (Editora Martins Fontes) que nosso planeta já passou por inúmeras extinções em massa, sendo a dos dinossauros, apenas mais uma. E há registros de pelo menos 5 grandes extinções, onde mais de 90% de toda forma de vida, animal e vegetal foram extintas.

Não estamos, portanto, livres de uma extinção, seja ela provocada pela colisão com um grande meteoro ou cometa, por uma pandemia global, ou até mesmo por causa humana, como uma hecatombe nuclear. A colonização do espaço é portanto uma tentativa de preservação da nossa espécie, e Marte é uma boa opção.

Marte tem uma aceleração da gravidade parecida com a nossa. Também possui atmosfera, não como a nossa, mas suficiente para criar um efeito estufa que possa garantir uma temperatura média adequada, condizente com a vida humana. Além disso, o planeta é rico em minerais, dióxido de carbono e provavelmente água.

Os autores deixam claro que os astronautas devem ser voluntários, pois seu retorno à Terra será remoto e mesmo sua sobrevivência não estará assegurada.

Apesar da ideia parecer maluca, não podemos nos esquecer que os grandes exploradores do passado viveram aventuras muito parecidas como essa. Principalmente aqueles que atravessaram grandes distâncias, como Américo Vespúcio, Cristóvão Colombo e Cabral. Além desses grandes descobridores, os colonizadores das Américas também vinham para cá, enfrentando perigos enormes, não apenas durante a viagem, mas aqui no novo mundo.

Se esta colonização der certo teremos que enfrentar questões parecidas como a dos primeiros colonizadores, claro que guardadas as devidas proporções. No mundo de hoje a telecomunicação é espantosa. Não levamos mais horas para conseguir um ligação  interurbana. E quase tudo em tempo real. Até a rotina de mineiros presos a 700m abaixo da terra por 2 meses pode ser transmitida.

Mas a comunicação com moradores em Marte não será tão fácil, pois a velocidade da luz é grande, mas é finita. O planeta está tão distante da Terra, se comparado com a Lua, por exemplo, que a luz pode levar mais de 10 minutos para chegar a Marte (já para a Lua, a transmissão demora apenas 1,5 segundos). Dessa maneira uma comunicação em tempo real seria mais entediante que as comunicações na internet nos primeiros modems de 14400 kbps. Imagine você fazendo uma pergunta e após mais de 20 minutos vem a resposta: “ O que? não entendi, pode repetir?”

A proposta é ousada, mas bastante plausível. Ao comentarem com seus colegas cientistas, vários argumentaram que gostariam de ser voluntários. O próprio Schulze- Makuch  disse que seria o primeiro voluntário, mas entende que até que a missão fique pronta para partir ele já não terá mais idade para o embarque.

Bom eu gostaria muito de ir ao espaço, mas quero ser trazido de volta, prefiro o céu azul ao vermelho. (Claro que o medo de avião não  influencia na minha recusa).

Bibliografia:

To Boldly Go: A One-Way Human Mission to Mars
Dirk Schulze-Makuch, Paul Davies
Journal of Cosmology
October-November, 2010
Vol.: 12, 3619-3626
http://journalofcosmology.com/Mars108.html

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cientistas-propoem-viagem-sem-volta-marte&id=010830101025

About these ads

Tags: , , ,

102 Respostas to “Viagem a Marte: você teria coragem de ir? Mas é passagem só de ida!”

  1. Denise de Abreu Says:

    Pode incluir meu nome na lista, quero ajudar a construir um mundo melhor.

  2. 9u4576-654 Says:

    Se for pra me livrar da minha sogra tá valendo!

  3. Moisés Aleaxndre Monteiro Araujo Says:

    eu quero ir para marte hehehehehehhe
    meu nome é Moises Alexandre Monteiro Araujo pal dos ferros RN Brasil

  4. Moisés Aleaxndre Monteiro Araujo Says:

    e eu quero ajudar á todos com minha vida até a morte e não temerei só quero pais universsal

  5. Moisés Aleaxndre Monteiro Araujo Says:

    eu souMoisès e naci em 1997 e não temerei só tenho 13 anos em 2010 e vou ajudar á todos isso é a minha obrigassão ajudar aos outros e viver com esperanssa passando fome até a morte com um só resutado a vida de todos e não temerei morrerei mas assumerei o que eu fis não voltarei com a minha palavra eu quero ser lembrado de ums dos homens mais corajosos e emcluirei as mulheres elas tabem é parte do nosso viver e isso não mudara meu destino isso é uma ordem diretamente apontada á min e não fugirei com minha promessa vou até marte com isso e não quero sabe de brincadeiras isso só é uma promessa se for bem dita mas está dita em não estou mentindo como isso é verdade nos homens e mulheres vamos viver ná igualdade como todos os outros humanos com a capacidade de enfrentar destinos como esse possa ser que isso seja minha ultima visita ná terra sou novo mas com garra e determinassão não vou voltar a minha palavra se não e não estaria falando isso todo e não quero saber de xoro se eu for só tenho uma passagem e não temerei posso morrer no final mas quanto viver eu estarei de pé para ajudar quem pressisa e que acha que não pressisa isso é uma promessa dita por min e não quebrarei assim seja

    Moisé Alexandre Monteiro Araujo
    pal dos ferros
    Rio Grande do Norte
    Brasil
    bairro são judas tadeu
    2010

  6. Moisés Aleaxndre Monteiro Araujo Says:

    ops erro no calculo
    Moisés Alexandre Monteiro Araujo
    pal dos ferros
    Rio Grande do Norte
    Brasil
    bairro são judas tadeu
    2010

  7. Moisés Aleaxndre Monteiro Araujo Says:

    isso é o fim não direi que sou um fracote mas eu sei o que tou lidando

    • blogs oswald Says:

      Nossa Moisés, que determinação. Não sei qual vai ser o critério de seleção, mas não será tão logo. As projeções são para daqui a dez anos, você terá então 23 anos, e até lá muita coisa vai ter acontecido na sua vida. Mas admiro sua coragem, com certeza esse é um projeto que vai se realizar, pois pessoas como você não irão faltar. Espero que comecem um mundo muito melhor que esse. abraço

  8. Wellington Pinto Says:

    Com certeza. Os que partirem sempre serão lembrados pelos que ficaram. Não estou falando de morte, longe disso. Encarar um desafio destes requer muito esfoço próprio. É ser um, pode-se dizer… especial. Com certeza irei, se me deixarem uma vaga.

  9. Tiago Provenci de Faria Says:

    Adoraria ir me empregar em Marte, gostaria tambem de levar um livro PDF e outros documentarios eletronicos.

  10. miguel de paula Says:

    Ola gente, eu quero ser um voluntario para ir sem volta para marte, se alguem souber como fasso e o que preciso fazer, sera o meu sonhor realizado pela ciencias, sou de maringa parana, envie email para que eu possa saer como fasso para ir…
    obrigarado.
    migueldepaula1978@gmail.com

    • blogs oswald Says:

      Oi miguel. bom pelo que eu saiba ainda não estão sendo feito inscrições, pois foi somente uma proposta de dois cientistas. precisa ver se a nasa vai aprovar a ideia. abraço

    • DJ Valtinho Says:

      oi miguel primeiro aprenda portugues para escrever a palavra FAÇO corretamente, vc escreveu com dois esses e o certo é com Ç.

  11. Walmir Compani Says:

    Vivo Em New Jersey USA sou predestinado a uma viagem espacial eu sei…Entre tudo o que pesquiso e desenvolvo, sou mais forte na area de tecnologia; lido com arte pois sou escritor, musico e ator. Tenho uma companhia em New Jersey a qual desenvolve solucoes atravez da tecnologia para os meu clientes; Tenho 51 anos desfruto de uma otima forma fisica e piscologica. Fui procurado por uma consultoria itinerante do estado do Texas; devido ao meu interesse em colaborar, manter e desenvolver uma sociedade perfeita com bases tecnologia e arte dentro de um desenvolvimento de uma nova cultura com principios da existencia de um so DEUS dentro da sua propria criacao ou seja o UNIVERSO claro sem limites. Bem a boa noticia e que em tudo a que eu fui submetido, fui aprovado e todos os testes fisicos e piscologicos que acabou por mostrar o resultado mais do que satisfatorios.

  12. jose maria Says:

    em primeiro lugar cientista ou astronalta noa pode ta falando umas bobagem desa de levar morador pra marte por que nen eles messo sabem como e a vida em marte . air ficam falando besteira desa conparando a terra com um planeta q. voces nunca andaran la . doido e quem acredita nas vesao de astronalta e cientista voces nao sabem se tem agu porq. voces nao vao primeiro la . e tragam a noticias do q . realmente existe vida em marte

  13. José Clementino da Silva Says:

    Quero ir ao planeta Marte.

  14. Gustavo Says:

    E melhor ficar lá do que ficar nesse planeta td poluido coloca meu nome la na lista em eu quero ir vamos ajudar marte huruu…

  15. laura Says:

    eu odiei essesait e um tero

  16. samir pinto da rocha Says:

    CADA UM COM A SUA: CASO A NASA ME CHAME PARA IR PARA marte EU NAO PENSARIA 2 VEZES, EU DIRIA A ELES;TO INDO FUI…ISSO E SO UM SONHO……………….QUEM ME DERA!!!!!

  17. samir pinto da rocha Says:

    ME CHAMA QUE EU VOU…

  18. gabriel Says:

    estão pretendendo ir a marte

  19. samir pinto da rocha Says:

    OLA AMIGOS,JÁ QUE A nasa NAÕ TEM NINGUEM PRA A MARTE,FALA PRA ELES QUE EU VOU NUMA BOA,,3 ANOS E MEIO PASSA RAPIDO LA..ALQUEM VAI COMIGO? DUVIDO!!!EU VOU SO,POIs JA ESTOU ACOSTUMADO FICAR SOZINHO,,E AI nasa me chama que eu vou,eu aproveito para trazer devolta o robizinho de volta….SONHAR É TÃO BOM………MEL TEL É 031.25264655 BH MG 031.88198550.NÃO TENHO NADA QUE ME PESSA DE IR A MARTE..( SO DIM DIM )KKKKKKK.UM ABRAÇO A TODOS.

  20. ARCM Says:

    para ir a marte tem que ser construtor, alguem que realmente saiba que sera um trabalho do qual garantir a sobrevivencia sera fundamental,
    nao tem que ser um formado na faculdade e sim um cara que saiba como garantir sua vida pois feito isso sera o passo que precisa para uma investida .pois um foguete programado um homem, e um bom kit de sobrevivencia, pode ser feito…

  21. zurcon Says:

    Bom na verdade isso tudo deve ser boatos , mais se realmente for verdade eu irei,
    com as seguintes condiçãoes
    1ª NAO QUERO IR COM FUMANTES ,ALCOLATRAS , GAYS , LESBICAS, POLITICOS, RELIGIOSOS DE QUAISQUER RELIGIÃO.
    2ª QUERO UMA QUANTIA ALTAMENTE SIGUINIFICATIVA NA COMTA BANCARIA DA MINHA MÃE.
    3ª JA QUE É PRA ESTABELECER UMA TRIPULAÇÃO ME MANDA O RESTO DOS TRIPULANTE TODOS DO SEXO FEMININO ,UMA NEGRA ,UMA LOIRA , UMA AZIATICA ,UMA INDIGENA!
    4ª E QUE CUMPRA EM MANDAR SUPRIMENTOS PARA NOIS nas primeiras decadas …

  22. jorcélio Says:

    bom pra mim não constitui nenhum problema em fazer essa grande aventura. Eu também me voluntario em pousar eternamente no planeta vermelho. Meus detalhes: Jorcélio Ernesto Machaieie. Formado em eng. Civil, conheço teoricamente vários ramos desde a computação, mecânica, electrónica náutica e agricultura. Falo inglês, português, francês, Tenho 22 anos. Email machaieie.ernesto@yahoo.com saudável, +258829931091.

  23. Rosemeire da Silva França Says:

    Eu me habilito a ir a Marte sim . Claro que é por causa do dinheiro. Eu sei que não vou poder gasta-lo. Mas faço isso pela minha familia. Pelo menos eles não passarão mais necessidades. E meus filhos vão poder ter um futuro garantido.

  24. rodrigo Says:

    eu Rodrigo e naci em 1997 e não temerei só tenho 15 anos em 2012 e vou ajudar á todos isso é a minha obrigassão ajudar aos outros e viver com esperanssa passando fome até a morte com um só resutado a vida de todos e não temerei morrerei mas assumerei o que eu fis não voltarei com a minha palavra eu quero ser lembrado de ums dos homens mais corajosos e emcluirei as mulheres elas tabem é parte do nosso viver e isso não mudara meu destino isso é uma ordem diretamente apontada á min e não fugirei com minha promessa vou até marte com isso e não quero sabe de brincadeiras isso só é uma promessa se for bem dita mas está dita em não estou mentindo como isso é verdade nos homens e mulheres vamos viver ná igualdade como todos os outros humanos com a capacidade de enfrentar destinos como esse possa ser que isso seja minha ultima visita ná terra sou novo mas com garra e determinassão não vou voltar a minha palavra se não e não estaria falando isso todo e não quero saber de xoro se eu for só tenho uma passagem e não temerei posso morrer no final mas quanto viver eu estarei de pé para ajudar quem pressisa e que acha que não pressisa isso é uma promessa dita por min e não quebrarei assim seja

    eu sou rodrigo padilha de sousa
    eu sou do rio de janeiro itaguai
    bairro vila margarida
    rua josér rufino 45 A sobrado
    meu numero 26870614
    eu espero a minha respota.

    • blogs oswald Says:

      Oi Rodrigo, você parece bem determinado, isso é bom. Não sei qual vai ser o critério de escolha das pessoas que poderão ir a marte, nem sei se haverá essa opção.Mas se pretende mesmo algo assim aconselho-o a se dedicar bastante. Só determinação não basta, é preciso conhecimento, estudo, trabalho. Essas ainda são qualidades valorizadas na área da ciência. Um abraço
      jacó

  25. samir pinto da rocha Says:

    eu quero ir pra marte..como eu faço? quem dera né???!!!!alguem ai tem ideia como ir ?kkkkkkkkkkkkk sonhar é bom….

  26. Claudionor Conde Says:

    Estou pronto para ir á Marte
    é só me com dar á passagem só de ida .

  27. Júlio César Latini Says:

    Claro que eu iria sem titubear. Correr todas as manhãs naquele deserto sem ninguém na frente seria uma boa. Aí se até lá alguém bolar um jeito de voltar, eu poderia correr aqui uma maratona melhorando o meu tempo, facinho. (Brincadeira).

    Falando sério. Seria uma honra para qualquer pessoa qualificada, trabalhar pelo bem da humanidade.

  28. paulino mancha Says:

    muito interesante.

  29. NIcholas Says:

    Muito legal, eu seria voluntario, mas não da primeira missão. Iria quando as coisas já estivessem mais consolidadas

  30. Jota Junior Says:

    Concerteza, fazer parte da historia do universo e viagens espaciais séria demais.

  31. josé cavalcante Says:

    ja q/ na terra estar uma grande corrupção,em todos os sentido , gostaria de morar em marte

  32. gerli Says:

    Eles estão atras de minérios. Aqueles filmes trash q mostram enormes espaçonaves cargueiros trazendo minérios tem seu fundo de verdade.

    No mais, esses primeiros visitantes tem essa função, explorar o planeta em busca dos minérios q possui e das areas onde se encontram.

    Depois disso é dinamitar tudo, partir em pequenos pedaços e mandar pra terra. Lá não tem vegetação e a possivel agua esta em estado solido.

    A vida por la sera muito dura mesmo. E esqueçamos qualquer possivel glamour ou heroismo, pois nao existem mesmo nesse contexto.

    • blogs oswald Says:

      OI Gerli, interessante seu comentário. Realmente há planos de exploração de minérios espaciais, há consorcios sendo pensados entre a iniciativa privada e a NASA. Mas não creio que o objetivo de colonização de Marte seja pensando apenas nisso. A própria sobrevivencia da espécie humana, pensando em um longo prazo, pode depender disso. abraço
      jacó

      • gerli Says:

        Verdade Jacó. Talvez de tudo um pouco. As proprias colonizações humanas ao longo dos séculos mostram isso. E interessante o q vc citou em um comentário. Não são os marcianos invadindo a terra, mas os terraquios invadindo marte. Mas é interessante pensar no quão dificil é ter no universo um lugar como nosso planeta q propicie a vida. Distancia certa do sol, inclinação do eixo, a atmosfera certa, a existencia e capacidade de manter a agua e tudo mais. Um acidente pra la de benefico e intrigantemente ‘casual’… Apesar dos pesares, prefiro a terra. A não ser q exista mesmo aquele sistema alienigena capaz de gerar uma atmosfera do filme ‘Vingador do futuro’ do Scwarzeneger, q alias, foi relançado.

        Abs

      • blogs oswald Says:

        Sim, Gerli, também prefiro a Terra sem dúvida alguma. Estou curioso pra ver esse relançamento do filme, espero que tenha melhorado a história. O Enredo é interessante, mas como sempre a “vontade” por um filme de muita ação acaba estragando a boa ideia. sobre as “coincidencias” que propiciaram a vida na Terra é assunto longamente debatido, podemos achar que seja coincidencia, mas estamos vendo de dentro e por isso fica dificil a análise. o que teria acontecido se as condições fossem outras? Na verdade elas já foram outras, nossa atmosfera nem sempre teve oxigênio. Ainda há muito por descobrirmos, fazendo um paralelo com a história na Terra acho que ainda estamos num períiodo pré-escrita no que se refere à conquista espacial. Muitos questionam se deveriamos investir dinheiro nisso, enquanto temos tantos problemas na Terra. Acho que ao enxergar a Terra de fora ganhamos uma dimensão maior, perdemos a ideia de fronteiras e países, e passamos a pensar como um único povo. Talvez esteja aí a esperança de um mundo melhor. Abraço

  33. João Batista de Carvalho Says:

    Só idiótas falando que quer ir à Marte, pra começar o voluntário teria que estudar muito pra ser um astronauta e um grande cientista quimico ou ele não aguentaria nem a viagem, então parem de sonhar e escrever besteiras….

  34. Emanuel Says:

    Meu nome é Emanuel Ben Hur dos Reis A. Neres,quero muito ir pra Marte,mesmo sabendo que não haverá volta,meu sonho é conhecer este fascinante planeta.

  35. claudio xavier Says:

    sou voluntario e dos bons, meu organismo ultrapassa a normalidade, consigo ficar sem tomar agua e ficar sem comer varios dias , o imprecionante e que nao fico debilitado e nem chego a perder peso, ja sofri varias doenças e nao foi preciso ir ao medico, e nem tomar medicaçoes tenho 45 anos e mecinto um menino. sou tao friu que nunca tinha andado de aviao ,nunca estive no ar a nao por foras dos edificios fixino antenas. dai fui dar uma volta de num trem desses que voa por ai cara nem fiquei arepiado , pra estava dirigindo meu carro ou de carona nele.

  36. Renato Oliveira Says:

    É lógico que seria apenas de ida, pois nem á lua conseguiram chegar! Deram um passeio e voltaram mas não pisaram na lua, todas as imagens trazidas de lá são falsas e feitas aqui mesmo na terra pelo pessoal de holywood, nos enganaram direitinho para vender sua suposta superioridade tecnológica americana. Apenas para pensar: Já calcularam o tamanho e a beleza azul que é a terra visto da lua? Não! Pense assim, se a gravidade da terra é 6 vezes maior que a da lua é porque a terra é 6 vezes maior que a lua, logo se você vê lua cheia aqui da terra do tamanho aparente de um balão de bexiga, então os famosos astronautas (que não quiseram jurar sobre a bíblia que foram para lua!) veriam uma magnífica bola azul no céu da lua do tamanho aparente de uma porta de casa! Imagine você vendo uma bola deste tamanho no céu! Mas não, eles não viram nada, nem as estrelas, disseram que o céu era negro e não dava para ver nem as estrelas nem o nosso planeta terra! É por isso que a viagem será só de ida, pois assim não correrão o risco de ter que mostrar provas que realmente foram, muito menos apresentar testemunhas vivas. Infelizmente para os americanos, agora pensamos um pouco mais e não nos deixaremos ser enganado novamente.

    Renato

    • blogs oswald Says:

      Olá Ricardo, obrigado pelo comentário, mas sinto ter que discordar. Sim os americanos pisaram na Lua. Essa história de que foi um complo armado por holywood não tem o menor fundamento, veja detalhes da detonação deste misto em:

      http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

      Sobre o seu cálculo há um erro conceitual. Sim a Lua tem 6 vezes menos gravidade, isso não quer dizer que a Terra é vezes “MAIOR” , pois a gravidade não varia somente com o tamanho (na verdade com o raio do planeta) mas também com a massa. e a massa da Lua é 80 vezes menor que a da Terra, por isso a proporção não é de 1 para 6, o raio da Terra é cerca de 6400 km e o da Lua é 1700km portanto 3,7 vezes menor. E sim há imagens da Terra vista da Lua:

      Sobre não ver estrelas, há outro engano, claro que viram muitas estrelas, mas elas não aparecem na imagens da mesma forma que se você for à praia e tirar um foto de um ceu superestrelado não vai aparecer nada, vai ficar todo negro, pois para impressionar o filme fotografico a luz do flash tem que atingir o objeto e retornar até a camera, como as estrelas estão “um pouco longe” não vai dar certo. O brilho das estrelas e´muito fraco para impressionar o filme a não ser que você deixe o obturador aberto por muito tempo, mas ai não veria estrelas puntuais e sim um risco no ceu.
      É muito mais fácil acreditar em teorias da conspiração do que acreditar em fatos. Pense assim: em 1969 foi talvez um dos piores momentos de guerra fria, a antiga URSS e os EUA quase chegaram as vias de fato. Você acha mesmo que a URSS (que conseguiu roubar os planos da bomba nuclear e em menos de 6 meses ja tinha a sua) não teria descoberto essa fraude? seria um prato cheio para mostrar como os americanos são pilantras.
      Não sou defensor dos americanos, longe disso. Mas os argumentos levantados sobre essa conspiração são todos ridículos.
      abraço
      jacó

  37. Rommel Tito p.c.branco Says:

    sim, iria com maior prazer, mesmo sabendo que não haveria volta.
    se for precisar de biólogo, eologista, entomologista e especialista em sobrevivencia . inclua meu nome.

  38. ANNE MAIA Says:

    PORQUE O POVO NAO GASTA DINHEIRO INVESTINDO EM EDUCAÇÃO, ACABAR COM A FOME, CADE QUE SURGE ALGUEM QUE DECIDI FINANCIAR ALGUM PROJETO PRA ACABAR A FOME EM TODOS OS CANTOS DO MUNDO, MAIS PRA INVESTIR COM ISSO APARECE VARIOS. O POVO JA NÃO DA CONTA DE PRESERVAR NEM O PAIS ONDE MORA, IMAGINA UM LUGAR ONDE NÃO CONHECE. OH POVO PRA PERDER TEMPO COM ISSO.

    • blogs oswald Says:

      Olá Anne, entendo seu ponto de vista, mas discordo. A fome que ainda existe no mundo não existe por falta de dinheiro ou de comida. A produção de alimento no mundo é mais do que suficiente para acabar com toda fome do mundo. O Brasil por exemplo produz 25% mais do que necessitaria para sua população. A questão então é, por que ainda existe fome (inclusive no Brasil)????
      Será que se o dinheiro investido em pesquisas espaciais fosse direcionado para combater a fome, ela acabaria? Creio que não.

  39. cristiane da silva matias Says:

    Eu quero ir so que Quero muito sexo la kkkkk na minha cidade la vai ser chamada de sexo landia em marte kkkkk se aqui tem 24 horas la vou fazer vale 34 horas de puro prazer .

  40. Eduardo Henrique Says:

    Quero ser o primeiro! Dudu

  41. rogeria Says:

    QUE GENTE MAIS DOIDA EU JAMAIS IRIA, PARA EU IR TERIA QUE SABER EM PRIIMEIRO LUGAR SE TEM AGUA EM ABUNDANCIA E AR PURO TO FORA DISSO CREDO PARECE COISA DE DOIDO…

  42. lucyanno Says:

    quero ir pra marte

  43. Daniel silva Says:

    Ola pessoal quero me escrever nessa aventura a marte quero mudar o mundo meu email e daniel_silvasap@hotmail.com
    Me avisem qualquer coisa obrigado faco qualquer coisa se me ajudarem. Ass: Daniel

  44. ENOK CORRÊA RÊGO JUNIOR Says:

    Eu quero ir para Marte pois não tenho nada a perder nesta terra, tenho nível superior em área de redes de computadores, sou adaptável a novos ambientes, sei falar um pouce de inglês tenho 25 anos e gosto de lugares que não tenham muita gente, amei esta idéia.
    Além so mais seria o primeiro evangélico a desbravar outro planeta criado por Deus!

  45. cleber Says:

    Como deve ser as marcianas?KKKKKKKKKKKKKKK

  46. EDIVALDO FERREIRA Says:

    Olá meu nome é Edivaldo Ferreira eu iria à marte se a NASA deixasse eu ir com minha família, para reconstruir uma nova vida
    a ir sim eu topo iria com projetos para construir uma Cidade ou quem sabe irei como um governador de um território da um belo nome á um País!..

  47. pipo Says:

    É ÓBVIO QUE É MAIS UMA FRAUDE DOS AMERICANOS. VEJA BEM, O CARA TEM QUE SER VOLUNTÁRIO E SABE QUE A PASSAGEM É SÓ DE IDA, QUEM PODERÁ PROVAR QUE DE FATO ESTES PASSAGEIROS CHEGARAM A MARTE E DE FATO ESTARIAM VIVENDO POR LÁ. ÓBVIO QUE SE ESTES PASSAGEIROS MORREREM NINGUÉM SE DARÁ PELA FALTA DELES, ACREDITANDO QUE VIVEM EM MARTE. SE TRATA DE DESESPERO AMERICANO, QUE SE VÊ PERDENDO A LIDERANÇA MUNDIAL.

  48. cesar romero dias ferreira Says:

    fiquei sabendo através de um amigo sou voluntario quero me escrever para essa viagem não importa se e sem volta mas se realmente for pra estudo tou dentro como faço pra me escreve .

  49. cesar romero dias ferreira Says:

    quero me escrever e se for escolhido estou em marte se for pra pesquisa .

  50. José Ronildo dos Santos Says:

    como faso para mim escrever para poder ir?

  51. leandro da cruz pereira dos santos Says:

    eu quero ser o primeiro a pisar em marte eu quero ver se tem marsiano la
    ou tem etéis lá cará vai ser incrível ver a terra de lá sou brasileiro e gostaria de ir pra marte mim der uma oportunidade eu sei que a familia iluminarte nao tem nada a ver com isso

  52. samir pinto da rocha Says:

    e ai ,galera..to ai!!!! que dia vcs ira me chamar? tô disponivel pra ir pra marte…..

  53. samir pinto da rocha Says:

    blog bacana…….um abraço.

  54. werllyson Says:

    eu queri ir como faço manda uma messengem no meu face werllyson,david@hotmail.com

  55. maria silvana pessoa Says:

    Eu iria com maior prazer não tenho nada que me prenda a terra gosto de viver outras historias e se la precisar de manicure e depiladora estetica em geral pode selecionar
    att: silvana Pessoa

  56. mauricio Says:

    ola quero muito me candidata para ir nessa viajem meu nome MAURICIO MICHEL PEDROSO CHAGAS por favor me coloque na lista

  57. romildo luis medeiros Says:

    eu romildo luis medeiros iria para marte com o maior prazer sem medo de ser feliz isso sim se a passagem for gratis pois naotenho condicoes de bancar tenho 46 anos moroem barra mansa rj tel 24- 81445274

  58. j. geraldo Says:

    ola eu estou implorando , por favor coloquem meu nome na primeira inscriçao, posso viajar ainda hoje , agurdo contato , meu nome j.geraldo.

  59. samir pinto da rocha Says:

    e ai nasa,?vai me chamar ou não..?quero ir pra ficar la em marte,,me chama põ.!!!! posso ir na frente..

  60. alexsandro nascimeto lopes Says:

    eu tabem quero ir mim leve por favor

  61. Carlos silva Says:

    Eu vou

  62. Carlos silva Says:

    Pode por meu nome na listra tbm

  63. dalton cardoso Says:

    Eu iria sim a marte, seria um dos primeiros a pisar em marte, fazer descobertas, começar um povoamento la. seria fascinante. podem colocar meu nome na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 54 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: