Palestra sobre modelos científicos para os nonos anos

by

Nos dias 4 e 5 de março entrei nas salas dos nonos anos para uma palestra sobre o modelo científico de criação do universo mais conhecido como Big Bang.

Essa palestra já vem sendo ministrada por mim há vários anos e foi um pedido da ex professora de ciências Magda para que as oitavas séries tivessem uma visão científica de como a física tenta explicar a criação do universo. O atual professor de Ciências, Murilo, deu continuidade ao projeto e mais uma vez a palestra aconteceu no início do ano.

A idéia não era apenas falar sobre o Big Bang, e sim sobre como a nossa visão de mundo veio mudando ao longo da história, desde os gregos antigos até hoje, passando pela visão geocêntrica e heliocêntrica.

Claro que falar sobre Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, Kant, Laplace, Einstein e Gamow em menos de uma hora é uma tarefa quase que impossível, trata-se, portanto de uma noção bem geral de como os modelos foram concebidos,  de qual a diferença entre um mito, um modelo filosófico e um modelo científico.

A participação dos alunos sempre foi muito boa, mas neste ano em especial foi surpreendente. Nas duas salas não foi possível terminar a palestra dado a imensa quantidade de perguntas. As questões versavam sobre os mais variados temas e tinham ligação com o que estava sendo exposto. Claro que lidar com a ansiedade de alunos de 14 anos não é fácil, mas uma classe assim é o que todo professor deseja, era nítido o interesse deles pelo assunto. Perguntas como: “ Mas o universo está se expandindo pra onde?” “O que tem depois do universo?” “O que tem no centro da galáxia?” foram algumas das perguntas que mais instigaram os alunos. A falta de uma certeza para as respostas, deixava-os ainda mais intrigados (e tenho que  confessar, deixava-os também decepcionados). Mesmo quando uma resposta era dada o prazer durava pouco, pois outras dúvidas surgiam junto com a resposta, deixando claro que a ciência não é um compartimento onde se vai buscar uma resposta pronta. Trata-se de uma construção cheia de percalços e tropeços.

Os slides da palestra estão disponíveis aqui:     big bang  

Espero que assim um canal para mais perguntas e sugestões esteja  aberto.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

12 Respostas to “Palestra sobre modelos científicos para os nonos anos”

  1. maria ines de moura Says:

    amei meu irmão seu blog parabens e muito sucesso bjs

  2. Sérgio Libânio de Souza Says:

    Jacó Parabéns pelo seu blog, muito sucesso.

    aluno unip: Eng. Mecatrônica

  3. Bergamini Says:

    Jacó,
    É muito satisfatório para um ex-aluno ver que seu professor e dedicado e perseverante no que faz.
    “O orgulho de ter sido aluno é para sempre”.
    Sucessos e conquistas para continuar sempre! Parabéns.

  4. Kelli Monteiro Says:

    sou suspeita em fazer qualquer comentario,pois sou sua fa,adoro seu trabalho.
    gostei muito do seu blog.
    parabens e muito sucesso.
    Abs

  5. Cassio Says:

    Caro Jacó!
    Lembra-se de mim? Sou o cunhado da Luciana e tive o prazer e a honra de participar de duas bancas de seus alunos.
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho feito com tanta paixão e competência.
    Grande abraço,
    Cassio

  6. Henrique Says:

    Oi, Jacó, é o Henrique (da turma que se formou em 2007), lembra de mim? Como eu não deixei de estudar física, me lembro de você e dos seus ensinamentos com muita frequência (e saudade também, né). Ainda me recordo de uma palestra parecida, que você nos deu na oitava série na aula da Namour (e ainda tenho seus slides “macro-micro”, que eu roubei junto com o Botelho, hehe). Muito bacana que vocês tenham dado continuidade a esse projeto, que assim os alunos já fazem a oitava série com um gostinho do que os espera no ensino médio.

    Abraços,
    Henrique

  7. gabriel Says:

    olhe gente como uma explosão pode criar uma orbita perfeita da terra quem nos criou foi deus e se nos vinhemos do macaco por que não nascemos macaco novamente? pense nisso somente leia a biblia e ore a deus pedindo sabedoria
    a ele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: