Os Cinquenta livros que mais gostei na área de ciência e tecnologia

by

Seguem algumas sugestões de leitura na área de ciência e tecnologia. A maioria é não ficção, mas indico também alguns de ficção ou romance que gostei bastante dentro dessa área. Coloquei um tema geral sobre os principais assuntos do livro. Em seguida temos o título, autor e editora. Pretendo ir atualizando a lista à medida que for lembrando de outros livros que li. Obs: Os que estão em vermelho são os que considero que não podemos morrer sem ter lido.

Tema: A importância da ciência, o perigo do analfabetismo científico, Discussão sobre pseudociência.

O Mundo Assombrado pelos demônios – A ciência vista como uma vela no escuro. (Carl Sagan, Cia das Letras)

Desvendando o arco-íris – (Richard Dawkins – Cia das letras)

Obs.: Este livro do Sagan é quase obrigatório para todos aqueles que trabalham com ciências ou com o ensino de ciências. Além de ser extremamente claro faz uma defesa apaixonada da ciência. São vários artigos independentes, que podem ser lidos fora da ordem. Pretendo em breve fazer um post sobre Carl Sagan, mas se quiser conhecer um pouco mais sobre seu legado procure no youtube (ou na locadora) a série cosmos, apresentada por ele. Apenas uma pequena demonstração nesse vídeo de 3,57 minutos:

Tema: Charlatanismo e erros na ciência

A impostura científica em 10 lições (Michel de Pracontal, Unesp) – Os cientistas também erram, as vezes sem querer, as vezes por conveniência. Discute vários casos famosos ou não. Se não dispõe de muito tempo, leia pelo menos o caso da disputa da descoberta do vírus da Aids. Uma briga pela patente foi responsável por milhares de contaminações que poderiam ter sido evitadas.

Tema: Divulgação de conhecimentos científicos e concepções de ciência.

Viagens no tempo e o cachimbo do vovô Joe (Alan Lightman, Cia das Letras).

As coisas são assim, um pequeno repertório científico das coisas que nos cercam (John Brokman e Katinka Matson, Cia das Letras). Este é um pequeno livro muito agradável de ler, que traz ensaios curtos e super didáticos sobre teoria da relatividade, teoria da evolução, cérebro e mente, matemática. Escrito por grandes nomes da ciência como: Stephen Jay Gould, Lee Smolin, LynnMargulis, Richard Dawkins e outros. Cada ensaio não tem mais de 4 páginas.

Tema: história da ciência, evolucionismo e conhecimentos científicos em geral.

A dança do universo – Dos mitos de criação ao big bang ( Marcelo Gleiser – Cia das letras) – traz um relato muito interessante sobre a vida de vários cientistas, ressaltando principalmente o lado humano.

O sorriso do Flamingo (Stephen Jay Gould – Matins Fontes) – No mesmo nível de Carl Sagan como divulgador de ciência e ainda paleontólogo, biólogo evolucionista e historiador da ciência, Jay Gould traz uma escrita fluente e riquíssima. Possui diversos livros maravilhosos. Este é uma coletânea de ensaios.

O gene egoísta (Richard Dawkins – Cia das letras) – O Neodarwinismo descrito de forma clara e surpreendente.

A Tripla Hélice – GeneOrganismo – Ambiente ( Richard C. LewontinEdições 70)
de forma extremamente didática Lewontin vai questionar profundamente o determinismo genético (defendido ferrenhamente por Dawkins). Difícil é tomar uma posição depois de ler esses dois.

Grandes debates da ciência (Hal Hellman, Unesp)  – Para aqueles que ainda acham que existe “a visão da ciência” como se sempre houvesse um consenso, este livro traz debates históricos sempre entre dois cientistas eminentes com visões opostas.

– Uma breve história do infinito – Dos paradoxos de Zenão ao universo quântico (Richard Morris – Jorge Zahar)

– A Ciência Através dos Tempos ( Attico Chassot – Moderna) – é um pouco curto demais, mas por outro lado rápido de ler.

– Além do bem e do mal  (Friedrich Nietzsche – Cia das Letras) – Apesar de ser um livro de filosofia, Nietzsche faz uma crítica aguda da ciência e tecnologia da época.

– Retalhos Cósmicos (Marcelo Gleiser – Cia das letras) – Uma coletânea de sua coluna do caderno mais da folha de São Paulo.

Tema: O poder e a beleza da quantificação (matemática) conservação ambiental, aborto, religião

Bilhões e bilhões reflexões e morte na virada do milênio ( Carl Sagan – Cia das Letras)

Tio Tungstênio – Memórias de uma infância química (Oliver Sacks – Cia das Letras)

Tema: Formação da vida, uma ligação interessante entre biologia, física e química.

O quinto milagre Em busca da origem da vida ( Paul Davies – Cia da letras)

– Entre o cristal e a fumaça – Ensaio sobre a organização do ser vivo ( Henri Atlan – Jorge Zahar).

Tema: Física moderna: Relatividade, Física quântica, espaço tempo, origem e fim do universo, bombas nucleares e energia atômica.

O tecido do cosmoO espaço, o tempo e a textura da realidade (Brian Greene – cia das letras)

O universo elegante – (Brian Greene – Cia das letras)

Obs: Em minha opinião esses dois são os melhores livros sobre a teoria da relatividade que já li. Brian Greene consegue a façanha de simplificar usando analogias muito criativas e engraçadas, mas sempre tomando o cuidado de mostrar as falhas que o excesso de simplificação traz.

O incrível mundo da física moderna – George Gamow – Ibrasa (fora de catálogo, mas possível de encontrar na livraria do instituto de física, ou em sebos). Este é outro especialista em conseguir simplificar de forma didática e engraçada, mas com um bom rigor científico. Gamow foi um dos físicos que criaram o modelo do Big Bang.

ABC da relatividade ( Bertrand Russell – Jorge Zahar) O grande filósofo e matemático Bertrand Russel divulgando ciência, um clássico.

O futuro do espaço-tempo ( Stephen Hawking; kip S. Thorne; Igor Novikov; Timothy Ferris; Alan Lightman; Richard Price – Cia das Letras). Seis artigos muito interessantes, cada um escrito por um dos pesquisadores acima. Finalmente li algo interessante do Hawking, minha dica para os não iniciados em física é: fujam do Stephen Hawking e de seus Best Sellers: “Uma breve história sobre o tempo” e “O universo em uma casca de noz” não são livros para leigos. Em minha opinião ele não consegue explicar um conceito físico de forma clara e vários conceitos são simplismente introduzidos sem explicação alguma.

Conversas sobre o invisível – Especulações sobre o universo ( Jean Audouze – Michel Casse e Jean Claude Carrière  editora brasiliense). – Um bate papo sobre física moderna (relatividade, quântica e nuclear) entre dois físicos e um roteirista dos filmes de Luis Buñel (Jean Claude Carrièrre) escrito na forma de diálogos mesmo.

O enigma do tempo ( Paul Davies – Ediouro)

A face oculta da natureza – O novo mundo da física quântica – (Anton Zeilinger – Globo Editora) – Um livro fantástico e atual sobre quântica, escrito por um pesquisador importante desta ciência intrigante.

A evolução da física – (Albert Einstein e Leopold Infild- Jorge Zahar) – Que tal aprender relatividade com quem criou a teoria? Claro que não se trata do artigo original da teoria da relatividade, mas de um livro de divulgação científica que explica não só relatividade mas outras áreas importantes da física.

– Física em seis lições (Richard P. Feynman – Ediouro) – Outro livro escrito por um grande físico (o mais famoso dos EUA), é uma versão resumida de uma coleção bem maior.

– Física e filosofia (Werner Heisenberg – Editora: UNB) – Ler teorias descritas pelos próprios autores é outra história.

SCHRÖDINGER & HEISENBERG   A física além do senso comum – (Antônio F.R. de Toledo Piza – Odysseus ) A história de dois jovens pesquisadores que criaram o formalismo matemático da mais incompreensível teoria física de todos os tempos, a física quântica. De forma completamente independente, e usando cada um, seu próprio formalismo matemático, chegaram quase ao mesmo tempo, em duas teorias perfeitamente equivalentes.

Conceitos de física quântica vol 1 – ( Osvaldo Pessoa Junior – editora livraria da física) Um livro mais rico em detalhes sobre os experimentos quânticos e que discute os conceitos apresentando diferentes interpretações, porém não é um livro propriamente para leigos, exige um certo conhecimento inicial.

O Tao da física – (Fritjof Capra – Cultrix) – Um paralelo entre a física moderna e a filosofia oriental, feito bem antes de “Quem somos nós?” e “ o segredo” deturparem completamente essas idéias. Trata-se de um bom livro de divulgação da quântica e totalmente despretensioso, traçando paralelos bem interessantes entre as visões científicas e filosóficas e até religiosas do oriente.

Espaço-tempo e além (Bob Toben Fred Alan Wolf – Cultrix) – Esse livro é muito maluco e exagerado, mas no final dele há uma explicação detalhada sobre conceitos quânticos de forma precisa.

O que é a teoria da relatividade ( L. Landau e Y. Rumer – Hemus) – Escrito pelo maior físico teórico da Rússia e premio Nobel de física. Landau ficou famoso por sua coleção completa sobre física adotada por várias universidades no mundo todo. Esse é um livro popularização da relatividade, escrita para um público leigo.

O estranho caso do gato da Sra. Hudson – E outros mistérios da ciência resolvidos por Sherlock Holmes ( Colin Bruce – gradiva) – Usando como personagem o famoso detetive criado por Conan Doyle, Colin Bruce procura explicar fenômenos da física moderna.

Tema: Cérebro, mente, neurologia

Como a mente funciona – Steven Pinker (Cia das letras) – Uma livro enorme, não só no tamanho mas também no conteúdo, discute o funcionamento do cérebro humano comparando-o com o funcionamento de um computador.

Os dragões do éden (Carl Sagan – Gradiva) – Discute a evolução do cérebro humano e põe por terra mitos como dizer que o ser humano usa menos de 10% da capacidade cerebral.

O erro de Descartes ( Antônio Damásio – Cia das letras) – O neurologista discute doenças neurológicas e a importância dos sentimentos na cognição.

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu – Oliver Sacks – O também neurologista Oliver Sacks possui vários Best Sellers, neste discorre por vários casos curiosos de doenças neurológicas.

Tema: Tecnologia futura

Infinito em todas direções (Freeman Dyson – Cia das Letras)

– Mundos Imaginados (Freeman Dyson – Cia das Letras)

O terceiro Planeta (Arthur C. Clarke – Humus) O escritor do conto que se transformou no  famoso filme “2001 uma odisséia no espaço”, dirigido e escrito conjuntamente por Stanley Kubrick, faz previsões futuristas para o ano 2000, em meados da década de sessenta. Muito interessante verificar  se Clarke conseguiu prever com exatidão alguma coisa que para nós é presente hoje e quais previsões não se concretizaram.

Tema: Ficção científica, romances, contos

– O jardim dos caminhos que se bifurcam

Ficções

– Aleph

( Jorge Luis Borges ) Na verdade são três livros. Cada um deles é um livro de contos e cada titulo é o titulo de um conto do mesmo nome, dependendo da editora os contos podem se repetir. Quem gosta de contos fantásticos e paradoxos, relações com o tempo e o espaço não pode deixar de ler Borges, nem Cortázar.

Todos os fogos o fogo ( Julio Cortázar) – Assim como Borges, é imperdível.

Contato ( Carl Sagan  – Cia das Letras) – Um romance cheio de ciência e discussões sobre ceticismo e fé.

Os robôs

– O homem bicentenário

– Fim da eternidade

(Isaac Asimov) três livros, cada um melhor que o outro. Os dois primeiros a respeito de robótica e o último uma ficção incrível sobre como seria viajar no tempo e a teoria do caos.

– Sonhos de Einstein (Alan Ligthman – Cia das Letras) – O físico e poeta Alan Ligthman escreve de forma poética vários universos possíveis imaginados por Eisntein em sonhos.

Bom por enquanto é isso, a medida que for lembrando de outros importantes livros da área que mereçam um destaque criarei um novo post “os 60 mais”, “os 70 mais….”

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

24 Respostas to “Os Cinquenta livros que mais gostei na área de ciência e tecnologia”

  1. Fernando Camano Says:

    Isso aí, Jacó! Gostei muito desse seu post, faz um favor muito grande pro seu público! haha
    Bastante detalhado e organizado, vai ser muito útil! Pretendo comprar pelo menos os destacados um dia.
    Fiquei muito feliz de já ter lido ou pelo menos ouvido falar de alguns deles! haha
    Alguns dos livros precisavam estar na seção de ficção como ”O estranho caso do gato..”, e ”O terceiro planeta”
    Os meus preferidos são os da Carl Sagan e do Brian Greene, além do ”As coisas são assim” que é mó marcante! Talvez esse pudesse ser adotado no ensino fundamental como divulgação, esclarecimento e aproximação científica em alguns casos.

    • blogs oswald Says:

      é fernando, pensei em coloca-los na ficção mesmo, mas ele tb podiam ficar aí mesmo, são livros bem legais e gostaria muito de poder reler todos eles, mas ainda falta muitop,m as muito mesmo….pra ler…abraço

  2. Aline Says:

    Oba! Várias dicas de leitura!

    Gracias, amigo.

  3. MAURICIO Says:

    MUITO BOM SEU BLOG HEIN PROFESSOR, JA ADICIONEI A MEUS FAVORITOS MUITO LEGAL MESMO GOSTEI.

    MAURICIO

    SALA 01 ENG.BAS. NOTURNO ALPHA

  4. Gilberto Says:

    “O Maior Espetáculo da Terra” do Richard Dawkins e “O Ser Quantico” de Danah Zohar são ótimos!

    • blogs oswald Says:

      Oi Gilberto, como não sou o único a ter essa conta, alguem deve ter autorizado seu comentário e eu acabei não vendo, me desculpe por não ter respondido antes. Não conheço nenhum desses que vc indicou, mas com certeza o do Dawkins deve ser muito bom. Quanto a outra autorna não conheço, mas confesso que não gosto muito dessa mistura de conceitos fisicos específicos como a quantica com o Ser, o universo, cura quantica, mas como disse não conheço a autora e possa estar sendo preconceituoso. abraço

  5. Bob Says:

    Bela lista.
    Assim que terminar Variedades da Experiência Científica e Cartas a um Jovem Cientista, certeza que vou escolher algum livro dessa lista!

    • blogs oswald Says:

      Variedades da experiencia cientifica é muito bom, óbvio né, Sagan, não precisa falar mais nada. Cartas a um jovem cientista não conheço, de quem é? Se quizer um conselho, escolha qualquer um que estiver em vermelho…abraço thiago

  6. Jairo Alves Says:

    Caros Prof Izidro,

    Parabéns pelo blog. Gostaria de sugerir a leitura da “Teoria do Big Brain”, pois ao que parece ela combina muito com o seu gosto. Ela é a única obra que consegue demonstrar através de fatos que a realidade natural é pensada ou digitalizada por um grande cérebro ou computador natural. Para conhecê-la visite o site http://www.ateoriadobigbrain.blogspot.com ou http://www.ateoriadobigbrain.tumblr.com
    abraços

  7. Rafael Says:

    kkkk se tiver algum religioso aqui é farsante

    • André Meller Says:

      Não entendi o comentário Rafael. Você pergunta se há algum livro religioso? Por que teria? Esse blog é sobre ciência não sobre religião.

  8. Danilo Souza Says:

    Prezado Jacó,

    Estava em busca de alguns livros para alunos do 1º ano do Ensino Médio; estaremos realizando um trabalho com a confecção de resenha de obras literárias que tratam de ciência e tecnologia. Irei sugeri vários dos títulos aqui disponibilizados.

    Abraços e parabéns pelas dicas,

    • jacoizidro Says:

      Olá Danilo. Que bom que o post foi útil e ainda mais de uma forma tão importante como na educação. Fico feliz por sua visita e pelo comentário. São essas devolutivas que incentivam a manutenção desse site. Abraço.

  9. Thiago Cardoso Pellegrini Says:

    Olá, gostaria de acrescentar “Breve história de quase tudo” (brief history about nearly everything) do Bill Bryson. Simplesmente o melhor livro de ciêncais que já li na vida! Obrigado pelo post! Ótimo o seu blog! Parabéns!

    • jacoizidro Says:

      Olá Thiago, desculpe pela demora da resposta, fim de ano, época difícil para professor e as férias é o momento de “fica de bobera”. Tenho esse livro mas nunca o li. Muito bom saber que ele é interessante, vou tentar ler nesse semestre e acrescentarei na lista. Valeu pela dica. Abraço
      Jacó

  10. william Says:

    Pow, nenhum sobre Matemática ??? digo, especificamente sobre Matemática.

    • jacoizidro Says:

      Olá william, realmente não coloquei nenhum de matemática, quem sabe num próximo post, por enquanto aceito sugestões, eu mesmo li poucos livros de matemática, lembro-me do Diabo dos números, O andar do bêbado, e O homem que calculava. Abraço.
      Jacó

  11. Luciano Says:

    Muito bom o post. Parabéns pelo trabalho e resumos dos livros.
    irei adicionar alguns nas minhas de Ciência.

    • jacoizidro Says:

      Oi Luciano, desculpe não ter respondido até hoje, acabei não vendo seu comentário antes, mas obrigado pelo apoio. abraço

  12. Luiz Weisheimer Says:

    Excelente lista, gostaria de sugerir 3 títulos, A magia da realidade, O relojoeiro cego, ambos de R. Dawkins e Armas, germes e aço -Os destinos das sociedades humanas do Jared Diamond, este último na vdd trata-se de uma trilogia. de 3 livros, ainda não li os outros dois, mas segundo o que li a respeito dessas obras, são fantásticos. abçs

    • jacoizidro Says:

      Olá Luiz, desculpe a demora pela resposta. Excelente indicação. O relojoeiro cego eu li, realmente muito bom. Os outros dois já estão anotados. Muito obrigado pela participação.
      abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: