Hoje ouvi do meu ídolo de infância (eu tinha só cinco aninhos quando ele foi campeão mundial) Rivelino, que no tempo dele é que as bolas eram ruins, e eles jogavam bem assim mesmo. Mas dois físicos australianos, especialistas em aerodinâmica de bolas esportivas afirmaram que a Jabulani realmente tem características muito diferentes das bolas anteriores.
Derek Leinweber e Adrian Kiratidis são físicos da universidade de Adelaide e afirmam que a nova bola tem uma textura com pequenos sulcos e aero ranhuras que criam uma turbulência em torno da bola suficiente para sustentar uma distância maior. Além disso ela é uma bola mais rápida e mais dura.
Graças a essas características espera-se que essa bola faça mais curva do que qualquer outra bola. Comparando-se com a anterior, chamada Teamgeist que também fazia mais curva que a bola tradicional, a Jabulani fará curvas ainda mais acentuadas e chegará com uma energia maior. A Teamgeist era uma bola estremamente lisa, bem diferente da jabulani, e tinha como característica uma queda acentuada caindo repentinamente no final de sua trajetória.
Apesar das reclamações iniciais, os jogadores estão aprendendo a chutar com efeito tornando a trajetória da bola completamente errática, tornando a vida dos goleiros ainda mais dificil.
É uma pena que o estudo não tenha vindo de físicos brasileiros, já que se diz que aqui é o país do futebol. Parece que por aqui ainda estamos na fase de quem gosta de bola não gosta de ciência e vice-versa. Mas tenho certeza que isso é passageiro, pois física e esporte tem tudo a ver.
Vai Brasil!!!!!!!!!!!!!
Tags: aerodinâmica, física e esportes, jabulani
junho 21, 2010 às 10:38 pm |
Jacó, preciso que você me explique…
Eu, que não entendo muito de futebol, fico me perguntando: qual é a vantagem de ter uma bola mais “errática”? Compreendo que, para os goleiros, isso dificulta as coisas… Mas dificulta para todo mundo, não?
Beijos!
junho 23, 2010 às 12:09 am |
Jacó, valeu pelo esclarecimento. Talvez realmente isso explique os “pés tortos” nesta Copa. A pergunta meio indignada da Aline eu responderia da seguinte maneira: a Jabulani talvez seja uma tentativa de fazer a bola entrar a qualquer custo, confirmando a ideia de que hoje futebol se joga pelo resultado – mas se for isso acho que a tentativa não deu certo… Abraço e obrigado.
Adriano.
junho 30, 2010 às 1:47 am |
Oi Adriano e Aline,
hoje estou publicando o segundo post sobre a ajbulani trazando mais algumas noticias sobre a mesma. A tecnologia criada para essa da bola, talvez não tenha tido como intenção torna-la mais errática, e sim ser uma bola diferente, uma questão de personalizar o produto. jacó
junho 27, 2010 às 9:30 pm |
porque essa bola se chama jabulani ???
junho 30, 2010 às 1:43 am |
OI Sara, Jabulani na lingua isiZulu significa celebrar.
julho 1, 2010 às 2:52 am |
Vai Brasil!!!