Jabulani. A bola da copa desvendada pela física

by

Hoje ouvi  do meu ídolo de infância (eu tinha só cinco aninhos quando ele foi campeão mundial) Rivelino, que no tempo dele é que as bolas eram ruins, e eles jogavam  bem assim mesmo. Mas dois físicos australianos, especialistas em aerodinâmica de bolas esportivas afirmaram que a Jabulani realmente tem características muito diferentes das bolas anteriores.

Derek Leinweber e Adrian Kiratidis são físicos da universidade de Adelaide e afirmam que a nova bola tem uma textura  com pequenos sulcos e aero ranhuras que criam uma turbulência em torno da bola suficiente para sustentar uma distância maior. Além disso ela é uma bola mais rápida e mais dura.

Graças a essas características espera-se que essa bola faça mais curva do que qualquer outra bola. Comparando-se com a anterior, chamada Teamgeist que também fazia mais curva que a bola tradicional, a Jabulani fará curvas ainda mais acentuadas e chegará com uma energia maior. A Teamgeist era uma bola estremamente lisa, bem diferente da jabulani,  e tinha como característica uma queda acentuada caindo repentinamente no final de sua trajetória.

Apesar das reclamações iniciais, os jogadores estão aprendendo a chutar com efeito tornando a trajetória da bola completamente errática, tornando a vida dos goleiros ainda mais dificil.

É uma pena que o estudo não tenha vindo de físicos brasileiros, já que se diz que aqui é o país do futebol. Parece que por aqui ainda estamos na fase de quem gosta de bola não gosta de ciência e vice-versa. Mas tenho certeza que isso é passageiro, pois física e esporte tem tudo a ver.

Vai Brasil!!!!!!!!!!!!!

Anúncios

Tags: , ,

6 Respostas to “Jabulani. A bola da copa desvendada pela física”

  1. Aline Says:

    Jacó, preciso que você me explique…
    Eu, que não entendo muito de futebol, fico me perguntando: qual é a vantagem de ter uma bola mais “errática”? Compreendo que, para os goleiros, isso dificulta as coisas… Mas dificulta para todo mundo, não?

    Beijos!

  2. blogs oswald Says:

    Jacó, valeu pelo esclarecimento. Talvez realmente isso explique os “pés tortos” nesta Copa. A pergunta meio indignada da Aline eu responderia da seguinte maneira: a Jabulani talvez seja uma tentativa de fazer a bola entrar a qualquer custo, confirmando a ideia de que hoje futebol se joga pelo resultado – mas se for isso acho que a tentativa não deu certo… Abraço e obrigado.

    Adriano.

    • blogs oswald Says:

      Oi Adriano e Aline,
      hoje estou publicando o segundo post sobre a ajbulani trazando mais algumas noticias sobre a mesma. A tecnologia criada para essa da bola, talvez não tenha tido como intenção torna-la mais errática, e sim ser uma bola diferente, uma questão de personalizar o produto. jacó

  3. sara Says:

    porque essa bola se chama jabulani ???

  4. felipe 2ºb Says:

    Vai Brasil!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: