Jabulani a bola da copa desvendada pela física (II) – IPT analisa a bola

by

Diferentes versões da Jabulani

No programa da rede globo: “Central da copa” do dia 20/06/2010 a jabulani foi novamente o assunto. A equipe do programa levou a bola para ser analisada no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Os cientistas colocaram a bola num túnel de vento e compararam os resultados com uma bola comum.

Segundo o jornalista que acompanhou o teste os resultados mostraram que em uma bola comum o ar contorna a bola, evolvendo a mesma, já com a jabulani o ar passa por sobre a bola.

O programa ainda disse que as bolas ao serem chutadas saem em linha reta até certo ponto,  que eles chamaram de ponto de crise. A partir deste ponto a trajetória da bola fica incerta e pode fazer curvas. Este ponto de crise seria ocasionado, segundo o repórter, por uma diminuição da aceleração da bola. No caso da Jabulani esse ponto de crise viria bem antes das outras bolas, assim ela ficaria em linha reta por menos tempo.

Normalmente programas jornalísticos não utilizam uma linguagem  científica, pois tentam traduzir para uma linguagem popular conceitos muitas vezes complicados, por isso acabam cometendo simplificações excessivas. Sou contra uma critica a essas simplificações, pois acho que o nosso país, e o mundo em geral, carecem de mais notícias científicas, ainda que simplificadas ao extremo. Como nesse caso o programa buscava uma matéria científica, me sinto a vontade para uma pequena crítica aos termos usados.

A aceleração é um conceito físico associado ao conceito de força: Força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração (lembram-se dessa fórmula? Conhecida por muitos como Segunda Lei de Newton, apesar dele nunca ter escrito isso). Como a força é uma interação entre dois corpos, ao se chutar uma bola há uma interação entre o pé e a bola, um contato físico. Assim que a bola sai do pé do atleta, não há mais força, apenas velocidade e energia. Portanto afirmar que ocorre uma diminuição da aceleração está errado. Ao ser chutada a bola sai com velocidade máxima e devido à resistência do ar ela vai sofrendo uma redução da velocidade e não de aceleração.

Mas deixando a física um pouco de lado e falando de futebol, as criticas feitas à jabulani não parecem ter muito fundamento. O próprio Luis Fabiano, que tanto criticou a bola, a  está tratando muito bem e fazendo lindos gols (aquela tentativa ridícula de um passe de calcanhar foi apagada de minha memória, por isso não conta).

O ex craque e ídolo corinthiano Marcelinho Carioca mostra nesse vídeo como a jabulani pode ser usada a favor do atacante:

Segundo ele a bola vai onde você quer, e um bom batedor pode tirar muito proveito dela, por isso Daniel Alves não a teria criticado.

A bola foi criada pela Adidas em 11 cores diferentes para fazer uma referência aos 11 dialetos e etnias da África do Sul. O significado de Jabulani é “celebrar” em isiZulu. A adidas fez um outra bola para a final da copa, seu nome é Jo´bulani uma homenagem a Joanesburgo chamada por muitos de Jo´burg.

A adidas rebateu as críticas atacando, segundo ela as criticas foram feitas principalmente por atletas cujo patrocinador é a concorrente Nike.

Com todas essas polêmicas,  a bola está fazendo tanto sucesso quanto os jogos. Resta agora resolver a seguinte questão, qual será o nome da bola utilizada na próxima copa, aqui em nosso país? Mandem sugestões.

Anúncios

Tags:

4 Respostas to “Jabulani a bola da copa desvendada pela física (II) – IPT analisa a bola”

  1. Val Says:

    OI, muitas saudades como estas? já estamos de férias….ufa até que enfim, gosteei muito desta matéria a Jabulani realmente é curiosissima… como sabes adoro futebol!!! não tenho a minima noção de como será a nossa bola para 2014, mas acredito que surgirão inumeras sugestões a respeito, torcendo muito pelo Brasil?

    Bjs

    Val

    • blogs oswald Says:

      Oi Val, férias muito bom né? pois é eu torci muito, mas agora já era…uma pena, o primeiro tempo de Brasil e holanda deu a impressão de um país campeão, mas no segundo tempo foi a seleção que tantos falaram…agora bola pra frente…beijo

  2. FELIPE PESETO Says:

    Fala Jacó,

    Parabéns pelo blog, muito interessante, sempre que posso, entro e dou um olhada.
    Quando vi que o assunto era futebol e Jabulani, tive que parar e ler.
    Nunca joguei com essa bola, porém acho que minha opinião é formada por aquilo que mostrou o glorioso Marcelinho Carioca. Se ele que ja é (eu acho) um ex-jogador, coloca a bola onde ele quiser (como mostrado no vídeo) por que é que os jogadores deste mundial reclamaram tanto? Será que é porque eles não sabem bater na bola? Será que é porque a bola utilizada na maioria dos torneios (que quase sempre é Nike) é ruim e nivela os jogadores por baixo? Será que quem reclamou da bola são os jogadores patrocinados pela Nike e só fizeram isso pra derrubar a Adidas? Não da pra saber. Espertos mesmo são os alemães, que a um ano já jogam o campeonato nacional com a Jabulani e já estão adaptados.

    A verdade é que os brasileiros reclamaram tanto da Jabulani, que ela resolveu tratar mal nossos jogadores. Bem feito. Estamos fora da copa, com ou sem Jabulani. Espero que na copa de 2014 reclamem menos da bola e joguem mais.

    • blogs oswald Says:

      Oi Felipe, quanto tempo, bom ver seu comentário e claro que sobre futebol né, alias, seu time fez bonito nesse ano, o santos é tb o time da minha familia toda, então simpatizo com ele tb, apesar de corinthiano, sobre a jabulani vc tem razão, ela se vingou mesmo…ficamos fora e bem cedo… agora é só torcer para espanha ou holanda, futebol europeu mas bem jogado dessas seleções. abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: