RESGATE DOS MINEIROS – SUCESSO TECNOLÓGICO?

by

Ontem o mundo assistiu emocionado ao resgate dos 33 mineiros que estavam soterrados na mina San José, no deserto do Atacama, a uma profundidade de 622m. Foram 69 dias de agonia, e felizmente todos foram salvos em condições relativamente boas de saúde.

Segundo os jornais foi usado o que há de mais moderno em geologia, escavação e suporte à vida em condições extremas. O custo do resgate ficou em cerca de 37 milhões de reais.

O sucesso do resgate foi ainda maior, pois aconteceu bem antes do que se esperava. As estimativas iniciais é que ele só ocorreria em novembro.

Submarino russo kursk

Há dez anos o mundo viveu uma situação parecida, mas com final trágico, 118 marinheiros russos morreram quando o submarino russo Kursk afundou no dia 12 de agosto de 2000, 23 marinheiros sobreviveram às explosões que causaram o naufrágio, mas não foram resgatados a tempo. Estavam a 108 metros de profundidade.

Parece incrível que tenhamos tecnologia para chegar a Lua, distante cerca de 400.000 km, a Marte, cuja menor distância é em torno de 56 milhões de km, enviamos sondas aos confins do sistema solar, mas não temos ainda condições de irmos além de alguns km de profundidade na crosta terrestre.

Várias pessoas me perguntaram por que o resgate dos mineiros iria demorar três meses para acontecer? Por que é tão difícil cavar 700m?

As dificuldades são várias, como remover o material que vai sendo escavado? Como vencer as duras rochas que vão sendo encontradas? Como manipular uma broca em distâncias tão grandes? Como superar o aumento da temperatura crescente com a profundidade?

Alguns afirmam que se conhece mais do espaço do que do interior da Terra ou do fundo do mar. Não acho que isso seja verdade. O universo é muito vasto e há muito a ser descoberto. Talvez isso seja verdade com relação ao sistema solar.

A dificuldade em ir ao espaço consiste em grande parte em vencer a força da gravidade. Conseguido isso o movimento é muito fácil, uma vez que praticamente não há força de resistência (claro que as sondas podem ser atingidas por pequenos meteoros, vento solar e outras partículas, mas a chance é pequena).

Já na escavação ou nas profundezas do oceano várias forças opostas deverão ser vencidas. Por isso tudo é compreensível a dificuldade do resgate em ambos os casos (mineiros e marinheiros russos).

Devemos nos questionar sobre a possibilidade de melhora nas condições de trabalho, para impedir que acidentes como esse venham a se repetir. Só nesse ano já foram 31 mortes em minas no Chile.

Nossa sociedade ainda é fortemente dependente de metais, como o cobre, o alumínio e o ferro. Eles fazem parte da matéria prima de muitos artefatos tecnológicos. Então temos a obrigação de usar dessa tecnologia, para melhorar a forma de extração desses minérios.

Gastou-se 37 milhões de reais para o salvamento dos 33 mineiros. O mundo todo estava observando. Se fossem necessários 37 milhões de reais para um aperfeiçoamento tecnológico, que minimizasse os riscos de acidentes para os mineiros, ele seria investido?

Anúncios

Tags: , , , ,

6 Respostas to “RESGATE DOS MINEIROS – SUCESSO TECNOLÓGICO?”

  1. Harlei Says:

    Olá Jacó,

    Por esses dias, alguns quadros de pintores famosos, entre eles o Modigliani, foram arrematados num leilão por mais de 60 milhões de dólares. Onde o ser humano coloca o dinheiro é o “x” das questões sócioeconômicas. Mas seu questionamento ao final, me levou a pensar em questões como a relação e a percepção do ser humano do tempo (causa, consequência, determinismo, indeterminismo, o dado imediato e a projeção no tempo) em seus aspectos físicos, biológicos, psicológicos e antropológicos. Não seria um ótimo tema para uma investigação interdisciplinar?

    abraços

  2. Gilberto Says:

    Professor Jacó, o homem realmente pousou na lua em 1969? Assim como as tres torres não foram implodidas? Ou o diretor desta tramóia foi o grande Stanley Kubrick? Qual sua opinião científica? Eu tinha 11 anos quando isto “aconteceu”.

    • blogs oswald Says:

      Gilberto, com certeza o homem pousou na lua em 69. não acredite na teoria da conspiração, não há espaço aqui para discorrer sobre isso, mas pretendo fazer um post sobre isso em breve, a muito tempo eu apresentei uma palestra sobre essa teoria. abraço

  3. Akira Says:

    Jacó!
    Muito bom o post! mas sem querer ser chato, será q “impedir que acidentes como esse sejam evitados” não está meio estranho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: