Mais sobre a Jabulani…

by

Lendo os posts sobre a Jabulani, a bola da copa do mundo, que causou tanta polêmica, minha amiga e professora de matemática, Aline Matheus, comentou que um matemático conhecido nosso, tinha publicado um artigo sobre a bola, fazendo uma análise matemática da forma como ela é construída. (José Luiz Pastore de Mello  – PAINEL I: A JABULANI – REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA No 73).

Pedi que a Aline fizesse um post para ser publicado aqui no 12ª. Dimensão, mas fim de ano para professor é como 25 de dezembro para Papai Noel, então procurei o artigo do José Luiz e  o achei muito interessante, principalmente depois de assistir ao vídeo, que ele recomenda, mostrando o processo de fabricação.

Não percam a chance de aprender um pouco de matemática e relacioná-la ao esporte mais famoso do mundo. Por exemplo, vocês sabiam que o interior da bola tradicional é feita a partir de um icosaedro truncado e que o interior da Jabulani é feita a partir de um dodecaedro? Pois é, leiam o artigo, é bem curto e muito didático, ele está no link abaixo (se você não sabe o que é um icosaedro truncado não fique triste, tem figuras coloridas mostrando que “bicho é esse”):

http://www.rpm.org.br/conteudo/73/jabulani.pdf

Já o vídeo da fabricação da bola está em:

Recentemente, físicos franceses estudaram a trajetória que a bola fez, numa cobrança de falta, do então lateral esquerdo da seleção brasileira Roberto Carlos. Eles conseguiram modelar uma função matemática que descreve de forma perfeita a trajetória da bola desde o chute até o balançar das redes, neste jogo que terminou em empate por 1 X 1, contra a frança, em um torneio em Lyon, em 1997.

Na época muitos comentaristas afirmaram que o gol desafiava as leis da física, pois é, estavam errados. Os franceses estudaram e conseguiram provar que a física pode explicar um gol tão estranho. Será que foi por isso que eles nos derrotaram no final da copa do mundo no ano seguinte?

Não que sirva de consolo, mas veja o vídeo do gol e a explicação física usando computação gráfica.

Resta a pergunta, Roberto Carlos repete uma dessa com a Jabulani? Eu aposto que sim.

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2010/09/02/cientistas-desvendam-segredo-de-famoso-gol-de-falta-de-roberto-carlos-917535960.asp

Anúncios

Tags: ,

6 Respostas to “Mais sobre a Jabulani…”

  1. Aline Says:

    Que legal!!

    Beijo, Jacó!
    Aline

  2. blogs oswald Says:

    Caramba, maravilha de POST! Adorei a explicação.

  3. Rogerio de Castro Says:

    Nossa.. essa explicação sobre o aumento da pressão do lado externo da curva da bola, me pareceu similar a explicação da diminuição da pressão na parte superior da asa do avião… lembra dessa Professor? ..eu me lembro!! rs. abraços e parabens pelas novidades..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: