Já mencionei aqui minha amiga Aline Matheus, professora de matemática, que me indicou o vídeo sobre a jabulani (ver post: Mais sobre a jabulani…). Agora ela me enviou esse clipe sensacional, onde aparecem propriedades da matemática, mais especificamente trigonometria, matéria tão importante quanto difícil para a maioria dos alunos.
Nesse clipe diversas propriedades da trigonometria são mostradas enquanto a música eletrônica do produtor Lusine (Jeff McIlwain) é tocada. Desde o “simples” teorema de Pitágoras à definição do radiano e as funções seno e cosseno. Claro que a velocidade do clipe não dá tempo de visualizar e entender tudo que aparece, mas basta dar um pause e ver com calma, afinal o objetivo do clipe não deve ter sido ensinar matemática, mas a idéia de Lusine foi muito interessante, usar a matemática como musa de seu clipe.
A relação entre matemática e arte é um campo muito vasto explorado por empresas privadas, por livros, por programas de televisão culturais e até nos desenhos animados da Disney. No post: “A origem: cinema e tecnologia, imaginação e arte, subconsciente e geometria, efeitos especiais e inteligência. ” mencionei o grande Escher, mestre em relacionar geometria e arte. A relação entre a matemática e a música está na própria forma de ser da música, pitágoras que o diga.
Segue a indicação de dois sites interessantes sobre a relação entre matemática e arte: um de um programa produzido pela TV Cultura e outro da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. em seguida dois sites que relacionam matemática e música e o desenho da Disney envolvendo matemática e música, com o pato Donald.
http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/home.html
http://cmup.fc.up.pt/cmup/arte/
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/musica_matematica.htm
http://www.somatematica.com.br/mundo/musica.php
Tags: ciência e arte, clipe sobre matemática, jogos, matemática e arte, matemática e música
fevereiro 19, 2011 às 1:51 am |
Boa noite professor!!
Verifiquei que meu comentário não estava no blog, desta forma vou escrever novamente!
É tão diferente quando temos professores que gostam tanto do que fazem… aprendemos não só com as aulas, mas também com a vida que ele tem!
Também ajuda muito no compreendimento da matéria. Imagina ter um professor de matemática chato, a matéria se torna 1000x mais chata!
Mas contigo uma matéria que é bem complexa na Universidade acaba se tornando brincadeira…
Obrigada por ser um professor, (antes de ser um médico…rsrsrs)
Te adimiro muito.
De sua aluninha chatinha… Morgana
fevereiro 20, 2011 às 3:42 am |
OI Morgana, obrigado pelo coments e pelos elogios, na verdade todos nós deveríamos trabalhar no que gostamos, esse é o verdadeiro trabalho e não apenas um serviço. Agora não entendi o médico..rsrs.
bj
fevereiro 23, 2011 às 1:56 am |
Muito bom, Jacó!
A Aline passou esse vídeo ano passado pra gente, aliás.
E eu não sabia que Pitágoras também tinha criado a escala maior.
Abraço
fevereiro 24, 2011 às 2:05 pm |
POis é João, pitágoras foi “o cara” também… eu me lembrava desse desenho da minha infância, mal sabia eu naquele tempo que poderia revê-lo com outros olhos e até indicar aos meus alunos. abraço