Física e Futebol – Ciência e Corinthians

by

Descobri alguns sites interessantes que relacionam física e futebol (vejam nos links abaixo). Eu mesmo já postei três artigos sobre a jabulani, a bola da copa e o chute de Roberto Carlos na copa da frança:

https://12dimensao.wordpress.com/category/fisica-e-futebol/

Eu poderia falar sobre a mecânica dos movimentos. Ou sobre os efeitos aerodinâmicos do ar sobre a bola, ou de chutes com efeitos, rotação, translação.

Poderia falar sobre o movimento ondulatório das olas feito pela torcida. Sobre a acústica dos diversos sons diferentes. Dos agudos, dos graves, dos ecos, da reverberação.  Dos breves silêncios.

Poderia dissertar sobre óptica. As cores das camisas, as luzes dos fogos, as ilusões de óptica, a difusão através da fumaça.

Ensinar sobre oscilações das arquibancadas, movimentos harmônicos, críticos, ou oscilações forçadas.

A biologia das fantásticas sinapses, que provocam encantos por serem as responsáveis pelos dribles fantásticos, defesas milagrosas, passes desconcertantes, tudo isso poderia ser explorado ao extremo.

Não esqueceria da eletrônica do painel, da energia dos refletores, da informática dos tira-teimas.

Se há matemática? E como!  A trajetória da bola, sistemas caóticos no campo e na torcida, medidas, contagem, probabilidades. Enfim, uma infinidade de coisas.

Mas hoje  tudo isso será ignorado.

Hoje a paixão pela ciência dará lugar à paixão pelo esporte, pela emoção de mais um titulo conquistado, pela vibração de 40 mil torcedores vibrando e cantando sem parar.

Se a morte do ídolo tirou-me lágrimas, a vibração de assistir, ao vivo, ao maior espetáculo da terra, me trouxe a alegria e a rouquidão de tanto gritar:

– É CAMPEÃO!!!!!

http://www.cienciamao.usp.br/cienciasfisicas/index.php?painel=36

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-47442004000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=1840&op=all

http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/115/f-sica-no-futebol-.html

Tags: ,

13 Respostas to “Física e Futebol – Ciência e Corinthians”

  1. Maricy Says:

    Essa paixão é que não tem medida! Não sou corinthiana…mas emoção é uma coisa que contagia! Aloha!!

  2. ARISTON Says:

    É isso ai GRANDE PROFESSOR! Só mesmo um corinthiano pra expressar a verdadeira paixão que o futebol e o maior clube da TERRA pode trazer.
    C A M P E Ã O E T E R N O !

  3. kelli Says:

    Nossa muito bom…Bjs

  4. Bruno Says:

    Ai sim professor! muito bom o post, , eu fico cá a pensar! Nenhuma torcida faz tanta festa como a nossa, vibra, canta, empolga o time em campo, imagina quando nossa tão esperada libertadores vier? e o mundial? feriado nacional na quinta feira da libertadores certo? mundial então nem da pra imaginar a festa! vai ser uma copa do mundo exclusiva pra 40 milhões de loucos!

    Eternamente CORINTHIANS!

    • blogs oswald Says:

      é isso mesmo bruno feriado, pelo menos em sampa. mas na verdade faço só pela libertadores, pois mundial nós já temos, o primeiro reconhecido pela fifa, não se esqueça. Creio que a libertadores é questão de tempo, quanto mais disputamos, maiores a chances. Mas como diz o video postado, não importa se não vier também, porque corinthiano vive não vive de titulo, vive de corinthians. Abraço

  5. blogs oswald Says:

    Por tudo o que foi e fez o Doutor, lamento pela sua morte. Por tudo o que ele representa. Gosto de ver seu texto incorporando seus gostos pessoais, Jacó. Não sou Corinthians, você sabe; sou são-paulino. Mas não serei mesquinho. A festa é de vocês e vocês merecem ela. E você é um dos poucos corintianos para quem tenho vontade de dizer: parabéns, o título foi merecido! Uma das lições que dá pra tirar do papel cidadão do Doutor (que eu, molequinho, vibrei vendo fazer gol contra a Itália, em 82) é a seguinte: o torcedor, na sua paixão contra o outro time, deixa de ver o que é óbvio: o futebol tem que deixar de ser essa nojeira empresarial e voltar a ser coração na boca das pessoas. O Corinthians sabe ser exemplo disso. O São Paulo já soube, quando foi o “Time da Fé” – o mais novinho dos paulistas, e que soube brilhar rápido contra adversários de alto nível. Parabéns pelo título, parabéns pelo post. E, claro, no maior espírito torcedor, ano que vem, quero azarar vocês no Moruntri. Abração, querido. Saudações.

    • blogs oswald Says:

      Valeu Adriano,
      um professor meu da faculdade, socialista convicto dizia: o Brasil ve muita novela e futebol. Namorar e jogar futebol a gente tem que fazer pessoalmente não assistir. Fico feliz que intelectuais como vc gostem tanto de futebol, e torçam com paixão. Apesar de torcermos para times diferentes. Somos admiradores desse esporte tão brilhante. Muito obrigado e forte abraço. Ano que vem tem mais com certeza….
      Jacó

  6. Catia Says:

    Oi Cumpadre…….Não tem preço ver o Timão jogar…….e ainda por cima ser PENTA CAMPEÃO…..somos um bando de loucos……corintianos roxos e eternos apaixonados…..Nação corintiana…….Parabens pra nós……..valeu pelo blog…….bjs da familia Corintiana Roxa e apaixonada…….

  7. Edimar Brito Farias Says:

    Ver um gol do Corinthians é tão emocionante quanto ter o prazer de resolver os problemas de física! Daqui a pouco aula do professor Jacó no 2° periodo , Tamo Junto , vaai corinthians

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: