Que venha 2012

by
Este será o último post de 2011 e quero usá-lo para me desculpar e agradecer.

Desculpas por não ter conseguido nesse último semestre manter a periodicidade de um novo post a cada semana, como vinha fazendo desde sua criação.  Mesmo assim, a visitação ao blog só vem crescendo, e por isso quero agradecer a todos: alunos, ex alunos, amigos, pais de alunos e até pessoas que não conheço, que descobriram o blog por acaso e acabaram tornando-se visitantes assíduos.

Meu muito obrigado: pelas visitas, pelas indicações a outras pessoas, pelos comentários, pelas correções, enfim, a razão da existência do blog são vocês.

Aproveito também para pedir críticas e sugestões. O objetivo do blog é a divulgação de notícias científicas e tecnológicas, ainda que eu não fique preso necessariamente a este objetivo. Peço sugestões de matérias. Que assuntos vocês gostariam de ver discutidos ou apresentados aqui no Décima Segunda Dimensão? Que críticas vocês tem a fazer sobre a forma como eu abordo os assuntos? (Os elogios muitos já fizeram, agora peço críticas mesmo, pois só assim poderei melhorar a qualidade do blog).

Para tentar compensar a falta de assiduidade desse semestre, pretendo continuar publicando um post semanalmente mesmo agora nas férias.

Apesar de todos acharem que professor é privilegiado, pois tem duas férias por ano, saibam que isso não é verdade, professor nunca sai de férias, somos professores sempre. Sempre estamos estudando, sempre estamos nos preparando, sempre estamos pensando em como apresentar determinado assunto. A diferença é que nesse período chamado férias, podemos fazer tudo isso na borda da piscina ou de frente pro mar, só isso, um pequeno detalhe.

Anúncios

2 Respostas to “Que venha 2012”

  1. André Scholz Says:

    Boas férias, ou estudos, Jacó!
    Se me permite fazer um pedido para 2012, tem uma coisa que tem me irritado bastante, mas não sei se procede “fisicamente”. Cada vez mais vejo por aí as pessoas citando “é como na física quântica, o experimentador sempre interfere na observação”. Me parece que essa afirmação vem do princípio da não-localidade, mas assim ele só é válido na mecânica quântica e no que se refere à dualidade onda/partícula. É claro que “a experiência causa uma interferência” também é uma constatação a priori, mas daí concluir que todo experimento científico perde a capacidade de objetividade me parece errado. Quer dizer, isso é um problema filosófico de primeira ordem, mas é complicado e fica completamente banalizado (e errado) com essa coisa de “a física quântica provou que não há mais objetividade”. Provou mesmo? Responderia com a tal da incomensurabilidade do Kuhn: você não pode transpor gratuitamente um postulado de uma teoria científica para outra. Nesse sentido, minha pergunta seria é: em que medida a ciência moderna postula em uma objetividade científica? Os físicos discutem isso? Ou deixam tudo para as ilações e confusões pseudocientíficas?

    • blogs oswald Says:

      Ótima questão Andre, já pensei em abordar isso, mas dificil fazer atraves de um blog, pois antes teria que explicar em detalhes do que estou falando, talvez merecesse uma serie de posts, explicando com calma cada tema, até chegar nessa questão. mas concordo inteiramente com você. Mas isso também não surpreende, sempre irão fazer isso, ja faziam com Newton, quer pior do que a terceira lei, para toda ação há uma reação…quantas vezes ja não ouvimos isso totalmente fora do contexto…
      a física quantica é um prato cheio para pseudociencias e ligações misticas, e muitos físicos contribuem para isso, diretamente ou indiretamente. Mas isso não acontece só com a física. vivemos cada vez mais um mundo cheio de superficialidades. Vou pensar em alguma coisa, valeu pela dica..abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: