Viagem a marte! NASA descobre mais um risco.

by
IDL TIFF file

Faz bastante tempo que não escrevo. Alguns poucos alunos me cobraram, mas nenhum deixou um comentário cobrando posts prometidos ou novas postagens. Creio que o tempo está corrido para todos.

Mesmo com essa longa pausa centenas de pessoas ainda visitam o blog diariamente, apesar de ser um numero três vezes menor do que quando publico semanalmente é bem significativo. Espero que sejam pessoas lendo as publicações antigas.

Algo que tem me chamado atenção é que o post que possui mais comentários (excetuando o post sobre lição de casa, onde pedi que os alunos fizessem comentários) é: Viagem a Marte: você teria coragem de ir? Mas é passagem só de ida! https://12dimensao.wordpress.com/2010/10/27/viagem-a-marte-voce-teria-coragem-de-ir-mas-e-passagem-so-de-ida/

Publicado em 27 de outubro de 2010, esse post recebeu mais de 50 comentários, e quase todos são de pessoas que não conheço. O engraçado é que muitas delas me escrevem dizendo que querem ir para Marte e que pedem para se inscrever, como se fosse eu o responsável pela organização da viagem.

Para essas pessoas, e para outros corajosos uma má notícia foi divulgada na semana passada: a NASA noticiou que há mais um risco a ser enfrentado nessa futura viagem. O detector de radiação instalado no robô Curiosity que foi enviado ao planeta vermelho acusou uma dose de radiação extremamente alta durante a viagem. Segundo o coordenador do estudo Cary Zeitlin, a dose acumulada seria equivalente a se submeter a uma tomografia computadorizada a cada cinco ou seis dias. Dose essa que excede os limites tidos como de segurança.

As principais fontes de radiação são os raios cósmicos oriundos de todo o espaço e as partículas ionizadas vindas do Sol. Essa radiação atinge nosso planeta também, mas nossa atmosfera e o campo magnético da Terra funcionam como um bom escudo para diminuir consideravelmente a dose sobre nós. Ainda assim a tripulação dos aviões precisa utilizar dosímetro para controlar a dose anual acumulada.

O principal problema de se expor a uma radiação tão alta é o aumento na probabilidade de desenvolver câncer. E o estudo se restringiu apenas a dose acumulada durante a ida, não está sendo contada a permanência em Marte, que deve ser de pelo menos um ano, uma vez que se deve aguardar a aproximação dos dois planetas.

Claro que em vista dos outros perigos: ir a um planeta que está a cerca de seis meses de viagem, que não possui água, alimento e nem mesmo oxigênio para se respirar, além de todo risco de uma viagem espacial, esse talvez seja o menor dos riscos.

Para saber mais detalhes:

 – Site Inovação Tecnológica – Radiação em viagem a Marte ameaça saúde de astronautas – 31/05/2013 Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=radiacao-viagem-marte-ameaca-saude-astronautas&id=010130130531&ebol=sim Acesso em 05 de junho de 2013

Jornal Folha de São Paulo: Radiação em viagem a Marte é ameaça à saúde de astronautas – 30/05/2013 – Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/05/1287533-radiacao-em-viagem-a-marte-e-ameaca-a-saude-de-astronautas.shtml – Acesso em 05 de junho de 2013

Tags: , ,

4 Respostas to “Viagem a marte! NASA descobre mais um risco.”

  1. Thais Vieira Says:

    Considerando que uma TC varia de 10 mSv a 14 mSv o equivalente a cerca de quatro anos de exposição à radiação de fundo.
    A dose recomendada para o público é de 1mSV
    Dados: Norma CNEN‐NN‐3.01

  2. Ronneraldo Says:

    A todos os jovens que vão para marte boa sorte, não vou mentir quanto a real possibilidade de sobrevivência neste planeta hostil, mas do fundo do meu coração vocês possuem a minha simpatia.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_de_Marte

  3. Condensa Maria Helena Guedes Says:

    Presados : Diretores e presidentes da Nasa . Eu : Condensa Maria Helena Guedes, hoje grande escritora , com 800 títulos versátil, na rede : http://www.agbook.com.br, Mais de dez temas diferencias. Bom : Eu , Nasci indigna , vejo e viajo para diversas dimensiones. Nasci assim. Humildemente , venho através desta , pedir que me pesquise . E me deixe fazer esta viagem , junto aos outros . Trabalho para Deus . E-mail : mariahelenaguedes@yahoo.com.br.Tel: 55-27-3237-2364.Escrevo muitos livros sobre Planetas e cometas , Estrelas etc. Acredito que seria de uma grande ajuda para este contato. E digo mais . Ele nunca foram , robozinhos não, São seres humanos como nós , tem dois metros de altura , e podem falar qualquer idiomas. São muito lindos e nobres de almas. Na verdade os elieniger nunca existiram , se quiser conhecer um , basta se olhar no seu espelho. Pois somos nós mesmos , os extras Terrestres , que tanto procuram. Vejo muitas espiculas sobre eles, tudo mentiras. Eu escrevi um livro, que ai pela rede agbook , poderá s comprovado o que digo. Meu amigo Karran, Este que esta na foto de capa do livro. Escrevi apenas o que me foi permitido. Pois eles são espíritos muito mais evoluídos , que nós os Terraquios. E nos visitam sempre. Mas ficam invisível guando querem , ou pode também falar como pessoas normais . Mas nunca falam ser de outros planetas , que sejam de Orion , ou de Klémer , ou de outros também. Cuidados, digo isto, por que existem , os que seguem a luz , e os que ainda estão nas trevas como se dizem aqui. Bom: Estou a disposição e agradeceria imensamente se fosse posivel me presentear com esta viagem de uma ano. será de grandes proveitos para mime para muitos. Muy gracias Helena .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: