Física para poetas

by

Segue uma entrevista com o Físico Marcelo Gleiser, exibida em 23/11/2010 pelo programa de TV Itaú Cultural.

Além de físico, Marcelo Gleiser é professor, escritor e roteirista. Brasileiro formado pela PUC do Rio de Janeiro obteve seu doutorado na Inglaterra e desde 1991 é professor de física e astronomia na universidade Dartmouth College, Hanover, EUA. Fez trabalhos no Fermilab, em Chicago, no Institute for Theoretical Physics da Califórnia.

Escreve no jornal Folha de São Paulo, na coluna de divulgação científica e publicou no Brasil quatro livros de divulgação científica e um romance, onde mescla a vida e a obra do astrônomo Johannes Kepler:

A dança do universo

O fim da Terra e do Céu

Retalhos Cósmicos

A harmonia do mundo

“Criação Imperfeita: Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza”

Além de seus próprios livros, Marcelo Gleiser também é responsável pela edição de coleções de divulgação científica e por programas televisivos no Brasil, na Inglaterra e nos EUA.

Alguns físicos, na verdade muito poucos, criticam os livros do Marcelo Gleiser dizendo que ele não é muito rigoroso, simplificando demais a ponto de distorcer alguns conceitos. Eu discordo. Erros e simplificações sempre vão existir em livros de divulgação científica. O Brasil é muito carente desse tipo de leitura e de um trabalho tão importante de divulgação. Li três de seus livros (A dança do universo, retalhos cósmicos e a harmonia do mundo) e gostei dos três, recomendo fortemente, principalmente o primeiro.

Nos Estados Unidos seu curso na universidade é apelidado de Física para Poetas, pois destina-se ao público que não vai seguir a carreira na área de exatas.

Segue então a entrevista, essa é só a primeira parte, para ver a segunda e ultima, basta clicar no vídeo que aparecerá após o termino da primeira parte.

 

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: